Category: Tratamentos

young man making abdominal exercises in gym

Pós-operatório Abdominoplastia

Pós-operatório Abdominoplastia: Quais cuidados devo ter? Veja como as técnicas de Ativação Muscular (MAT) podem ajudar no pós-operatório da abdominoplastia

O pós-operatório da abdominoplastia é um dos assuntos mais procurados na web. Isso porque a recuperação mal feita pode resultar em inúmeros problemas. Por isso, nesse artigo vamos falar sobre o pós-operatório, o que deve ser levado em conta e como se recuperar corretamente.

Primeiro, o pós-operatório da abdominoplastia requer muito repouso, pelo menos 10 dias de repouso total e cerca de 2 meses para recuperação total. Entretanto, nem sempre o que vale pra um vale pro outro, sendo que alguns pacientes de abdominoplastia, lipoaspiração ou até mesmo mamoplastia demoram um tempo a mais do que o estipulado regularmente.

Cuidados do pós-operatório da abdominoplastia: Veja quais medidas tomar!

Após a alta da clinica, as atividades cotidianas devem se retomadas aos poucos, desde que não causem dor ou incômodos. Vejamos algumas dicas práticas:

· Dormir: É fundamental dormir de barriga para cima, recostado e com as pernas dobradas. Dormir de lado ou de barriga para baixo não é recomendável, pois pode pressionar o abdômen e machucar a cicatriz;
· Andar: Deve-se dobrar o tronco, curvando as costas e apoiando as mãos na barriga como se estivesse segurando. Isso trará mais conforto e aliviará as dores enquanto caminha;
· Banho: A cinta modeladora deverá permanecer imóvel no corpo por pelo menos 8 dias. Por isso, durante esse período é recomendável não tomar banho no chuveiro;
· Cinta Modeladora: Não deve ser tirada por pelo menos 8 dias. Após esse período, ela terá que ser utilizada por pelo menos mais 45 dias após o pós-operatório;
· Aliviar as dores: É normal sentir dor na barriga devido à cirurgia. Para aliviar a dor do abdômen é fundamental seguir a receita médica, tomando os remédios indicados regularmente;
· Pontos e curativos: O curativo deve ser trocado seguindo a orientação médica, que normalmente é ao final de 4 dias. Os pontos poderão ser removidos após 8 dias pelo médico que fez a cirurgia;
· Alimentação: Optar por comidas leves, como cozidos e grelhados sem molhos e condimentos;

Praticar exercícios é uma bela opção para uma recuperação plena no pós-operatório da abdominoplastia!

Quando realizamos qualquer tipo de cirurgia, nosso corpo entende isso como uma agressão trazendo como uma das consequências a perda da função ótima do sistema muscular provocadas, principalmente, pela cirurgia em si, mas também pela imobilidade exigida no pós-operatório. Então, depois de passar o período marcado pelo médico, o mais importante e urgente é restabelecer o funcionamento normal dos músculos para deixar o corpo da mesma maneira que estava antes da cirurgia.

As técnicas de Ativação Muscular (MAT) são uma bela opção para quem está se recuperando de cirurgias no abdômen. As técnicas irão auxiliar na recuperação, utilizando exercícios de baixa intensidade, procurando o fortalecimento da região, aumentando flexibilidade e melhorando gradualmente a qualidade de vida.

Quer saber mais sobre o pós-operatório de abdominoplastia e como as técnicas de Ativação Muscular (MAT) podem te ajudar? Preencha o formulário de contato ao lado e marque uma consulta gratuita. Será um prazer planejar uma recuperação plena e eficaz para você!

Physio Therapist have stretch a woman's waist

Músculos do Quadril – Como fortalecer?

Músculos do quadril: Saiba como influenciam no nosso rendimento. Conheça as técnicas de Ativação Muscular (MAT) e saiba como fortalecer os músculos do quadril

Muito exigido, principalmente durante a prática de exercícios mais pesados com mudanças de direção, velocidade, terrenos com aclive e declive, os músculos do quadril tem a função de estabilizar os movimentos, deixando as passadas mais seguras.

Os músculos do quadril se dividem em diferentes partes e se relacionam diretamente com os músculos inferiores do corpo humano. Glúteo máximo, médio, mínimo, piramidal, gêmeo superior e inferior, obturatório interno e externo, são só alguns músculos que influenciam na capacidade muscular do quadril.

O desequilíbrio de qualquer um desses músculos pode causar lesões e comprometer o rendimento em exercícios e na rotina de qualquer pessoa. Por isso, é de extrema importância f ter certeza que esses músculos estão funcionando corretamento para que se mantenha uma estrutura corporal equilibrada, resultando em melhores rendimentos esportivos, maior qualidade de vida e menor risco de sofrer lesões.

Importância dos músculos do quadril na realização de exercícios e movimentação diária

· VELOCIDADE: Em conjunto com a musculatura posterior da coxa, os músculos do quadril auxiliam diretamente na propulsão dos movimentos, impulsionando o corpo para frente. Quanto maior a capacidade de propulsão, maior serão os resultados em relação à velocidade, quando falamos de corrida, por exemplo.

Deixar de fortalecer a região de maneira adequada irá certamente resultar em uma considerável perda de desempenho, seja atlética ou rotineiramente.

· ESTABILIDADE: Músculos tonificados e com boa flexibilidade também colaboram para a estabilização dos movimentos, tornando a aterrissagem das passadas mais eficiente e segura, seja correndo ou caminhando. Quando os músculos estão fragilizados, outras estruturas musculoesqueléticas passam a ser sobrecarregadas durante a movimentação.

· FLEXIBILIDADE: Sem estimular adequadamente, a musculatura dos quadris pode encurtar-se, interferindo na pisada e limitando a amplitude dos passos. Esse tipo de limitação pode levar a inflamações e lesões nos joelhos, tornozelos e na região lombar.

Como fortalecer os músculos do quadril de maneira natural para um melhor desempenho?

A melhor maneira para ter uma capacidade muscular dos quadris positiva é trabalhando os desequilíbrios que a região apresenta. Mas como fazer isso?
As técnicas de Ativação Muscular (MAT) oferecem um método simples e eficaz para fortalecimento e correção muscular, analisando de forma profissional quais os desequilíbrios musculares do seu corpo, planejando objetivamente um programa de treinamentos para recuperação e melhora de rendimento.

Os exercícios isométricos de baixa intensidade em união com palpações profissionais visam restaurar as áreas musculares desequilibradas, prevenindo lesões, fortalecendo e melhorando a flexibilidade para uma vida mais saudável e sem dores. As técnicas de Ativação Muscular (MAT) são perfeitas para quem quer melhorar o desempenho em treinos e atividades, mas também para quem está procurando um tratamento muscular eficaz, seja na idade que for.

Quer saber mais como fortalecer os músculos do quadril? Preencha o formulário de contato ao lado e marque uma consulta gratuita. Será um prazer planejar um programa de treinamentos eficaz para o seu caso!

Jogging injury.

Fortalecimento Muscular do Joelho

Fortalecimento muscular do joelho: qual a importância? Conheça as técnicas de Ativação Muscular (MAT) e inicie o fortalecimento muscular do joelho

Comum é o termo mais correto para classificar a quantidade de vezes que alguém reclama de dor nos joelhos. Isso acontece porque eles são uma das articulações mais importantes do nosso corpo, consequentemente os mais exigidos e sobrecarregados. Por isso a importância de fazer um fortalecimento muscular do joelho, seja você um atleta ou não!

Para quem trabalha em locais que o joelho é exigido regularmente, é muito importante atentar-se em fazer alguma atividade de fortalecimento muscular do joelho, uma vez que lá na frente os problemas podem ser inúmeros. Isso também vale para as mulheres, pois tendem a apresentar problemas relacionados aos hormônios e por os joelhos femininos serem naturalmente virados para dentro.

Quais os músculos que devo trabalhar no fortalecimento muscular do joelho?

Para fortalecer os joelhos, os músculos trabalhados devem ser os quadríceps, posteriores da coxa, adutores e abdutores. Também é válido fortalecer os músculos ao redor do joelho, uma vez que isso reduzirá a pressão que sentimos na região.

Musculação e a posição correta de exercícios para fortalecimento muscular do joelho!

Para quem faz musculação, é muito importante atentar-se as posições corretas na hora do treinamento, principalmente os agachamentos. Exercícios feitos de maneira incorreta acarretam inúmeros problemas na região.

Motivos para o aparecimento de problemas no joelho!

As principais causas do surgimento de dores nos joelhos são, em geral, por desequilíbrios musculares. Claro, a falta de flexibilidade, aumento de intensidade de treinos, impacto e doenças também são altos fatores. Porém, um trabalho bem feito de equilíbrio muscular pode frear consideravelmente esses possíveis incômodos.

As técnicas de Ativação Muscular (MAT) são especializadas em combater problemas de desequilíbrios musculares. A ideia é atingir objetivamente as causas do problema, traçando um planejamento gradual para fortalecimento e aumento de flexibilidade das áreas debilitadas.

Os exercícios isométricos de baixa intensidade ajudam na recuperação e fortalecimento das áreas atingidas, gradualmente ajudando no bom funcionamento do corpo e recuperação plena.

Quer saber mais como começar o fortalecimento muscular do joelho? Preencha agora mesmo o formulário de contato ao lado e marque uma primeira consulta gratuita. Será um prazer planejar um tratamento eficaz para as suas necessidades!

Personal trainer helping a young man doing squats with a heavy barbell

Fortalecer os Músculos das Pernas

Fortalecer os músculos das pernas: Veja os exercícios mais comuns. Conheça as técnicas de Ativação Muscular (MAT) e comece a fortalecer os músculos das pernas

Você sabia que fortalecer os músculos das pernas é muito importante para a saúde? Sim, os músculos das pernas são fundamentais para a funcionalidade do organismo, pois, além de melhorar a musculatura, resistência e condicionamento aeróbico, também protege os ossos e articulações, melhorando o metabolismo.

Para fortalecer os músculos das pernas e obter todos os benefícios é preciso se exercitar. Nesse artigo vamos elencar quais as principais atividades utilizadas para fortalecer as pernas e como é possível utilizar 100% da sua capacidade muscular com um método inovador no mercado: as técnicas de Ativação Muscular (MAT).

Atividades populares para fortalecer os músculos das pernas!

Uma das opções mais populares para gerar ganho de massa magra é a musculação, pois é uma atividade comprovadamente eficaz no ganho de massa óssea, oferecendo menos riscos de lesões do que outros esportes. Porém, é de suma importância que seja feita com o acompanhamento de um profissional.

Outro método bastante popular são os equipamentos disponíveis em diversos parques. A maioria dos aparelhos são voltados para o trabalho dos músculos do corpo, apropriados para quem está apenas começando e também para quem já está com a idade mais avançada.

O pilates também ganha cada vez mais espaço no mercado, pois tem como principal objetivo a definição da musculatura. Os exercícios de pilates trabalham fortemente com a resistência, utilizando movimentos diferentes de outras modalidades, consequentemente oferecendo resultados diferentes.

Além desses exercícios mais populares, também existem outras atividades que ajudam a tonificar os músculos das pernas, como aulas de abdominal, artes marciais, ginástica, surfe, treinamentos funcionais e outros.

Como conseguir utilizar 100% da minha capacidade muscular nos exercícios?

O grande tabu para algumas pessoas é entender porque não conseguem alcançar um rendimento favorável nas atividades físicas que praticam. Isso ocorre, geralmente, quando a musculatura e articulações apresentam um grau de fadiga regular. Não impedem a realização da atividade, porém não deixam que o corpo atinja o máximo de rendimento.

As técnicas de Ativação Muscular (MAT) chegaram ao mercado para combater esses desequilíbrios musculares, oferecendo tratamentos objetivos para um rendimento melhor, seja você um esportista ou não. Os exercícios de baixa intensidade em conjunto com palpações tem o intuito de oferecer aos músculos a capacidade de recuperação e rendimento máximos.

Quer saber mais sobre como fortalecer os músculos das pernas com o auxilio das técnicas de Ativação Muscular (MAT)? Preencha agora o formulário de contato ao lado e marque uma consulta gratuita. Será um prazer trabalhar o melhor planejamento para você!

Keep ups, group of people exercising outdoors

Exercícios para Fortalecer o Joelho

Veja alguns exercícios para fortalecer o joelho simples de fazer. Saiba como os exercícios para fortalecer o joelho são imprescindíveis para a vida

O fortalecimento muscular do joelho não é brincadeira. Por ser uma das articulações mais importantes do nosso corpo, o joelho normalmente é muito exigido e geralmente sobrecarregado, seja durante alguma atividade corriqueira do dia-a-dia ou na realização de exercícios físicos. Nessa artigo vamos ver alguns exercícios para fortalecer o joelho e como fazê-los.

Para iniciar os exercícios para fortalecer o joelho é preciso entender que o ideal é aliar força e flexibilidade, muito mais do que apenas fortalecer. Os músculos trabalhados nesse fortalecimento são os posteriores de coxa, adutores, abdutores e quadríceps.

Nesse artigo vamos falar das técnicas de Ativação Muscular (MAT) como opção eficaz no fortalecimento de diversas regiões musculares e alguns exercícios simples que podem ajudar nessa difícil tarefa. Vamos lá?

Exercícios para fortalecimento muscular do joelho!

Flexão de joelho: Em pé, com as mãos apoiadas na parede e uma bola própria para exercícios (para estabilizar o movimento) na altura das coxas, flexione um joelho de cada vez por cima da bola. Faça de 6 a 15 repetições;
Flexão de quadril: Deitado em um colchonete, apoie os antebraços no chão. Flexione uma perna e estenda a outra no chão. Eleve a perna estendida até a altura do joelho da perna que está flexionada. Fazer de 5 a 15 repetições em cada joelho;
Extensão de joelho: Escolha caneleiras com o peso mais adequado que possa dificultar o exercício sem provocar dor. Sente-se em uma cadeira e eleve um joelho de cada vez à frente na mesma altura do joelho que vai permanecer flexionado. Faça de 6 a 16 repetições;

Técnicas de ativação muscular (MAT) no tratamento e fortalecimento muscular do joelho!

As técnicas de Ativação Muscular (MAT) também são boas opções para quem procura por soluções de tratamento, fortalecimento e melhor rendimento físico e muscular. Em principio, são feitos testes para averiguar quais as causas que provocam desequilíbrios musculares no corpo do cliente, traçando um planejamento objetivo para um tratamento ideal.

Os exercícios de baixa intensidade e palpações, unidos com outras medidas especificas para cada caso, trará ao cliente um fortalecimento gradual da musculatura, melhorando as articulações, consequentemente a flexibilidade e ajudando na retomada de qualidade de vida e aproveitamento dos joelhos.

Quer saber mais sobre exercícios para fortalecer o joelho? Preencha agora o formulário de contato ao lado e marque uma consulta gratuita.

sport shoes

Exercícios para as Pernas – Dica útil

Exercícios para as pernas: Veja 3 exercícios auxiliares. Conheça as técnicas de Ativação Muscular (MAT) e diferentes exercícios para as pernas

Nesse artigo vamos relatar três exercícios para as pernas simples que ajudam a fortalecer os músculos, principalmente se aliados às técnicas de Ativação Muscular (MAT), que auxiliam no aproveitamento total dos músculos e articulações através de exercícios de baixa intensidade e palpações.

Os exercícios para as pernas são indicados para todas as pessoas que possuam os músculos das pernas enfraquecidos e por isso sentem dificuldades em caminhar, pouco equilíbrio e força. Esses exercícios podem ser realizados em casa, mas sempre com aval de algum profissional da Ativação Muscular Brasil.

Exercícios para fortalecer os músculos das pernas:

Exercício 1: Deite-se de lado, dobrando uma das pernas. Eleve a perna esticada até a altura do outro joelho. Fazer 15 repetições, descansar 30 segundos e depois fazer mais 15 vezes;
Exercício 2: Deite de barriga para cima. Dobre uma das pernas e eleve a outra perna , esticada, até a altura do outro joelho. Fazer 15 repetições, descansar 30 segundos e depois fazer mais 15 vezes;
Exercício 3: Deite de lado, mantenha as duas pernas esticadas e eleve a perna de cima até a altura do quadril. Fazer 15 repetições, descansar 30 segundos e depois fazer mais 15 vezes.

Os exercícios devem ser feitos sempre de forma gradual, sem peso e com poucas repetições. A união com as técnicas de Ativação Muscular (MAT) podem melhorar ainda mais o aproveitamento da musculatura das pernas.

O que são as técnicas de Ativação Muscular (MAT) e como podem ajudar a fortalecer os músculos das pernas?

As técnicas de Ativação Muscular (MAT) é um método profissional e eficaz de encontrar desequilíbrios musculares no corpo humano. Para quem sofre com os músculos das pernas, por exemplo, as técnicas de Ativação Muscular (MAT) irão planejar uma serie de atividades objetivas para fortalecer a musculatura das pernas, melhorar flexibilidade e consequentemente qualidade de vida.

Os exercícios são de baixa intensidade e proporcionam ao cliente uma evolução gradual do seu estágio de debilidade. Isso faz com que seja possível encaixar o tratamento a qualquer hora do dia, modificando o pensamento sobre o seu próprio corpo, como protege-lo e fortalece-lo de forma eficiente.

Quer saber mais? Preencha o formulário de contato ao lado e marque uma consulta gratuita agora mesmo. Aprenda a utilizar os exercícios para as pernas corretos para fortalecer seu corpo.

frau dehnt die wade beim joggen

Alongamentos para o joelho – Como fortalecer

Alongamentos para o joelho: Veja algumas dicas para fortalecer a região. Conheça as técnicas de Ativação Muscular (MAT) e como fortalecer os seus joelhos

Não há duvidas que a articulação dos joelhos é uma das mais exigidas durante a maioria das atividades físicas. Por isso, é sempre importante conhecer alongamentos para o joelho que ofereçam um fortalecimento adequado, evitando lesões e sobrecargas.

Pensando nessa demanda, separamos alguns alongamentos para o joelho especiais para fazer de duas a três vezes por semana, mantendo os seus joelhos fortes e saudáveis. Além disso, vamos falar sobre as técnicas de Ativação Muscular (MAT) no fortalecimento do corpo e como podem também auxiliar na busca por um joelho saudável. E, claro, sempre realizar os alongamento de maneira ativa, chegando até onde nossa articulação permite, sem forçá-las.

Dicas de alongamentos para o joelho que podem ser feitos em qualquer lugar!

1. De pé, estenda uma das pernas esticada e apoie na parede mantendo a coluna e pernas retas. Alongue esticando as pontas dos dedos da mão até a ponta do pé encostado na parede. Troque os lados.

2. De pé, mantenha uma perna flexionada à frente e outra esticada atrás. Apoie os braços em alguma superfície solida. Mantenha os pés paralelos flexionando a perna da frente e esticando a de trás. Troque os lados.

3. Sentado, afaste as pernas o máximo que conseguir mantendo a coluna reta. Leve o tronco até à frente, relaxando as pernas. Segure cada posição por 30 segundos.

Técnicas de fortalecimento muscular para melhorar a condição dos joelhos!

É importante ressaltar que joelhos saudáveis são sinônimos de músculos equilibrados. Quando pernas e costas são desequilibrados a consequência é sobrecarga nos joelhos, causando lesões e rupturas, fragilizando a área e limitando a condição do individuo.

As técnicas de Ativação Muscular (MAT) analisam quais as debilidades musculares do cliente através de testes profissionais, planejando um programa de fortalecimento com exercícios isométricos de baixa intensidade e palpações, fornecendo o suporte necessário para uma recuperação e fortalecimento muscular eficaz, aumentando a flexibilidade do corpo, consequentemente a capacidade dos músculos que sobrecarregam os joelhos.

Quer saber mais sobre alongamentos para o joelho e tratamentos eficazes para as articulações e músculos? Preencha agora o formulário de contato ao lado e marque uma consulta gratuita. Será um prazer elaborar um programa de treinamento eficiente para o seu caso!

Akupunktur

Acupuntura para Nervo Ciático

Acupuntura para nervo ciático: Como a união com programa de fortalecimento muscular ajuda. Veja a melhor conjunção para unir a acupuntura para nervo ciático

Muitas pessoas sobrecarregadas com problemas e dores no ciático desconhecem as opções de tratamentos disponíveis, preferindo permanecer na negação do problema ao invés de procurar um auxilio profissional. Nesse artigo vamos mostrar como a acupuntura para nervo ciático em conjunto com um programa de fortalecimento muscular podem ser extremamente eficazes na cura dessa complicação

Antes de explicar a aplicação da acupuntura para nervo ciático e prática de programas de fortalecimento é importante ressaltar quer as dores no ciático são, em sua maioria, causadas por estresse e lesões traumáticas. Porém, problemas como estenose espinal ou tumores medulares podem ser bastante graves. Portanto, é sempre indicado consultar-se com especialistas sempre que houver dor constante.

A acupuntura para nervo ciático e a união de um programa de fortalecimento muscular!

A acupuntura para ciática é uma terapia conservadora que, quando combinada com exercícios de fortalecimento, oferecerá um caminho eficaz para aliviar as dores e promover uma melhor qualidade de vida.

A acupuntura ciática procura equilibrar o corpo estressado ou ferido. Ao resgatar o corpo para o seu equilíbrio natural, através da aplicação de agulhas de acupuntura colocadas nos pontos gatilhos corretos, a dor é minimizada e o desequilíbrio curado. Claro, existem outras questões importantes nessa recuperação, desde a prática de uma alimentação saudável até o fortalecimento muscular. Mas como um programa de fortalecimento pode me ajudar?

As técnicas de Ativação Muscular (MAT), por exemplo, analisam através de uma análise profunda da mobilidade articular das articulações do corpo, quais são os desequilíbrios musculares presentes no corpo do cliente. Assim, projetando um programa de exercícios isométricos de baixa intensidade e palpações que, se unidos à terapia de acupuntura ciática, irão resultar no tratamento objetivo mais eficaz para recuperação, fortalecimento e melhor rendimento do corpo.

Comece agora o seu fortalecimento muscular com a Ativação Muscular Brasil!

Se você quer saber mais sobre como é possível iniciar um programa de fortalecimento muscular eficaz, preencha agora o formulário de contato ao lado e marque uma consulta gratuita. Será um prazer planejar um programa de recuperação para você, assim como tirar outras dúvidas sobre recuperação de lesões, acupuntura para nervo ciático e outras.

Starker rentner

Saúde e Qualidade de Vida em um Só

Saúde e qualidade de vida: Os desafios de quem procura melhorar. Saiba como um método simples e eficaz pode trazer saúde e qualidade de vida para você

Falar em saúde e qualidade de vida sempre está na “ordem do dia” e representa um desafio diário para muitas pessoas. Engloba de uma forma geral a saúde física, mental e espiritual. Nesse artigo vamos conhecer um pouco mais sobre as técnicas de Ativação Muscular (MAT), como funcionam e como pretendem reestabelecer ou manter a qualidade de vida dos seus clientes.

As técnicas de Ativação Muscular (MAT) são oriundas dos Estados Unidos e exclusividade brasileira em toda América do Sul. A ideia é proporcionar aos seus clientes as condições físicas ideais para que ele possa, através do tratamento, obter melhores resultados em suas atividades, sejam elas físicas, profissionais e pessoais. Aumentando a saúde e qualidade de vida, proporcionando maior equilíbrio físico e mental.

O que são as técnicas de Ativação Muscular (MAT) e como funcionam?

As técnicas de Ativação Muscular (MAT) são métodos simples para diagnosticar as principais debilidades musculares do corpo. O intuito é, através de uma analise de amplitude de movimento das articulações, procurar assimetrias ou diferenças nos movimentos.

Após encontrar as limitações, são feitos testes musculares específicos para cada músculo encarregado pelos movimentos. Sempre que detectada qualquer fraqueza, são utilizadas técnicas para reestabelecer o funcionamento correto e fortalecimento da musculatura.

As técnicas são aplicadas com exercícios isométricos de baixa intensidade, além de palpações profissionais e outras iniciativas para correção, aperfeiçoamento e capacitação do corpo.

Como as técnicas de Ativação Muscular (MAT) podem ajudar na minha saúde e qualidade de vida?

Sabemos que atualmente a maioria dos adultos não consegue manter uma rotina de exercícios que possa dar sustentação ao corpo e mente. Por isso, as técnicas de Ativação Muscular (MAT) são objetivas e rápidas, não despendendo grande quantidade de tempo para ser executada, trazendo benefícios ao corpo e mente sem exigir muito.

A capacitação dos músculos, melhorando a força e aumentando a flexibilidade das articulações, dará ao cliente a possibilidade de viver melhor, gastando menos energia durante as atividades de rotina, consequentemente sentindo menos dores e garantindo a melhor versão de você mesmo para tomar decisões na sua vida pessoal e profissional.

Ter o corpo saudável é essencial para o bem-estar e reflete positivamente em todos os outros aspectos do dia-a-dia. Portanto, saúde e qualidade de vida são elementos matrizes para quem utiliza as técnicas de Ativação Muscular (MAT). Quer saber mais? Preencha o formulário de contato ao lado e marque uma consulta gratuita!

Therapist with one hand holding the needle with the other hand enters their desired point on the patient's back

Pontos Acupuntura – Medicina Alternativa

Pontos acupuntura: Entenda o que são e quais os benefícios que trazem. Veja o que fazer quando o tratamento com pontos de acupuntura não surtem efeitos

Sabe-se que 99% dos pontos onde existem terminações nervosas e mais de 70% dos pontos de acupuntura correspondem aos pontos-gatilhos, ou pontos bastante doloridos a pressão, mesmo em estado considerado normal. Mas, afinal, o que são os pontos de acupuntura?

Os pontos de acupuntura ou “acupontos” são locais da pele em que se aplicam as agulhas. São localizados no trajeto dos meridianos, geralmente próximos às estruturas onde existem bastantes terminações nervosas como feixes musculares, ligamentos, articulações e tendões. O conceito mais antigo versava que esses locais concentravam uma circulação de energia e sangue maior que outros e, por isso, eram chamados de pontos energéticos.

Em comparação com o conceito atual, podemos ver que as áreas onde existem terminações nervosas em excesso, consequentemente maior atividade elétrica, correspondem a locais de muita energia no conceito antigo.

Como são utilizados os pontos de acupuntura e quais os benefícios que trazem?

A acupuntura tem como maior objetivo trazer um equilíbrio dos meridianos afetados, influindo em órgãos internos, tecidos moles, emocional e outros. O resultado é a liberação de endorfina e cortisol que causarão relaxamento muscular, melhorando o funcionamento orgânico e muscular como um todo.

Ao inserir uma agulha no ponto gatilho, o médico espera obter a percepção de “Qi”, exemplificada pela sensação de dormência, ardência, peso, dor discreta e até mesmo uma leve coceira. Essas sensações são resultado do toque das agulhas nas terminações nervosas de fino e médio calibre.

Quando a acupuntura não é apropriada para a recuperação muscular e orgânica?

As sensações e percepções que ocorrem na acupuntura podem ser mínimas em alguns casos, principalmente dos que já apresentam algum tipo de alteração, seja ela neurológica ou física. Isso acarreta na diminuição ou perda da capacidade de percepção do “Qi”, aumentando a resistência ao tratamento de acupuntura, em consequência retardando os resultados e evolução gradual.

Qual a solução de recuperação quando a acupuntura não surte efeito prático?

As técnicas de Ativação Muscular (MAT) podem servir como alternativa ou até mesmo parceira da acupuntura. Isso porque os métodos usados envolvem exercícios de baixa de intensidade e palpações, corroborando com os objetivos da acupuntura, fortalecendo os músculos e aumentado flexibilidade.

Seja para recuperação de lesões, aumento de rendimento esportivo ou prevenção, as técnicas de Ativação Muscular (MAT) proporcionam a oportunidade de o cliente retomar a qualidade de vida, tendo um corpo saudável para poder render o máximo possível na rotina desgastante dos dias atuais.

Quer saber mais sobre as técnicas de Ativação Muscular (MAT), pontos de acupuntura, recuperação muscular e outros? Preencha agora o formulário de contato ao lado e marque uma consulta gratuita. Veja como ter uma vida saudável com métodos simples e eficazes.