Pilates: Melhorando seu Rendimento

pilates

Pilates: como superar as adversidades dos exercícios complexos dessa modalidade. Conheça as técnicas de Ativação Muscular (MAT) e aumente seu rendimento no Pilates

O Pilates possui 5 princípios básicos de atuação: Concentração, fortalecimento, flexibilidade, equilíbrio e respiração. A ideia é encontrar a harmonia entre mente e corpo, buscando um melhor controle do organismo.

Vivemos em uma sociedade estressada atualmente, as pressões e tensões diárias trazem um desequilíbrio emocional e físico. Por essas e outras, o Pilates ganha destaque e maior procura, pois trabalha a saúde de uma forma completa, corpo flexível, resistência, concentração, criatividade e postura aprimorada aumentam o aspecto funcional e mental do nosso corpo.

Apesar de todas as indicações positivas para a prática desse método, existem algumas dificuldades no Pilates que forçam alguns alunos a desistirem antes mesmo de conseguir resultados expressivos.

Pilates: Dificuldades para aprimorar e melhorar o rendimento esportivo

Os exercícios de Pilates são, em sua maioria, praticados sobre aparelhos próprios. Em uma espécie de coreografia de ângulos exatos, sustentados na respiração e contração da região do abdômen, o Pilates ajuda no alongamento e revitalização dos músculos, trazendo uma evolução natural e significativa da musculatura do corpo.

O problema é que muitos exercícios exigem um nível avançado de resistência do aluno, fazendo com que pessoas que tenham alguma fraqueza muscular percam a capacidade de alcançar o nível de excelência sugerido para que o corpo realmente aproveite aquele exercício da maneira correta. Mas como é possível aprimorar essa capacidade?

Ativação Muscular: melhore seu rendimento no Pilates com uma técnica especial

A Ativação Muscular é um método de trabalho cientifico para o fortalecimento e correção de fraquezas ou debilidades musculares. Essas debilidades podem provocar limitações de movimentos em algumas articulações, dificultando a execução dos exercícios nas aulas, até impedindo a evolução natural do nível do aluno e, em alguns casos, provocando dores ou incômodos na realização dos exercícios. Tudo isso pode significar a desistência rápida da prática desse esporte tão positivo em vários aspectos.

Com as limitações encontradas, são realizados testes musculares específicos para cada músculo encarregado pelos movimentos da área enfraquecida. Sempre que for detectada alguma fraqueza, serão utilizadas as técnicas para reestabelecer o funcionamento e fortalecer a capacidade muscular do cliente.

As técnicas são aplicadas através de palpação na origem e inserção do músculo, também realizando exercícios isométricos específicos de baixa intensidade.
Quando o músculo é ativado, se realiza novos testes para conferir o reestabelecimento do funcionamento do músculo, ajudando na maioria dos casos no fortalecimento do corpo e melhora na amplitude dos movimentos.

Para quem quer aperfeiçoar sua capacidade no Pilates, as técnicas de Ativação Muscular podem contribuir na evolução natural do corpo para a prática de exercícios cada vez mais exigentes. Entre em contato, marque uma consulta gratuita e entenda como alcançar resultados mais expressivos com a Ativação Muscular Brasil!