História do MAT

As Técnicas de Ativação Muscular (MAT™) foram criadas e desenvolvidas pelo renomado Greg Roskopf, mestre em Ciencias do Esporte e consultor biomecânico  dos Denver Broncos da NFL e dos Denver Nuggets da NBA.

Greg sempre foi um atleta. Porém, aos 19 anos sofreu a lesão que mudou a sua vida e a de milhares de pessoas:  uma fratura na coluna.

Essa lesão forçou Greg a deixar os esportes e as atividades que ele mais gostava durante 6 meses. Após sua recuperação, voltou a praticar esportes mas ainda sentia muitas dores. Com o decorrer dos anos, cada articulação desde a coluna até os pés estava com algum dano ou dor. Greg pensou assustado: “Se estou assim com vinte anos, como vou estar aos cinquenta?”

Ele consultou médicos especialistas, quiropráticos, terapêutas e treinadores e todos os profissionais concordaram: a causa do problema do Greg era o excesso de tensão nos músculos que limitava sua mobilidade e sobrecarregava determinadas àreas do seu corpo. A solução seria relaxar os músculos e reduzir a sobrecarga, mas como fazer isso?

Ao ver alguém caminhar sobre gelo Greg teve uma epifania: Qual é a primeira coisa que acontece quando você caminha sobre gelo? Seu corpo se tensa inteiro. A superficie instável pela qual você caminha provoca uma tensão para se manter estável. Greg percebeu que o seu excesso de tensão muscular era devido à instabilidade dentro das articulações provocada por músculos que não estavam funcionando.

Após meses de estudo e trabalho, Greg desenvolveu um sistema que lhe permitia achar nas pessoas os músculos  que não estavam funcionando bem e métodos que restabeleciam a função muscular em poucos minutos: As Técnicas de Ativação Muscular (MAT™). Um desses métodos usa uma forma de pressão suave no lugar onde os músculos se inserem nos ossos e o outro usa um específico exercício isométrico.

Greg começou a aplicar estas técnicas em si mesmo e conseguiu se recuperar de sua lesão e do excesso da tensão muscular que gerava as dores. Como treinador na Faculdade de Fresno, começou a utilizar este processo obtendo grandes resultados rapidamente. Os atletas não só se recuperavam das lesões mais rápido mas também conseguiam melhorar notavelmente a sua performance. Muitas pessoas começaram a se interessar em saber o que o Greg fazia para produzir esses resultados.

Depois de tentar os mais diversos métodos para resolver o excesso de tensão muscular, Greg se sentia melhor só durante algumas horas mas excesso de tensão sempre voltava: Greg não sabia mais o que fazer.

Greg sabia que tinha uma razão para os músculos se manterem tensos, mas ao falar com os especialistas ficou muito surpreso quando ninguem soube responder a sua pergunta. Então Greg decidiu começar a trabalhar por si mesmo para achar a resposta e  a chave para solucionar os seus problemas.

Depois de muitas pesquisas, Greg descobriu que por deficiências na comunicação neurológica dentro dos músculos causadas por estresse, trauma, cirurgias, lesões, desidratação, deficiencia de vitaminas e minerais, sobreuso, sobuso, falta de sono e outros fatores, os músculos podem perder a habilidade de se contrair corretamente. Isto gera instabilidade dentro das articulações o que é reconhecido pelo corpo como um grande problema.

Depois de ser contratado pelo time de futebol americano Denver Broncos, Greg passou a ser muito conhecido e respeitado no mundo do exercicio e reabilitação de lesões. Em 2001, ele passou a formar profissionais em Ativação Muscular e hoje essas técnicas estão difundidas nos EUA, Europa, Austrália, América Central.

No Brasil e América do Sul, a Ativação Muscular está sendo implantada desde 2014 e por seu rápido e efetivo resultado, já tem mudado a vida de dezenas de pessoas.