Category: Esportes

Physio Therapist have stretch a woman's waist

Músculos do Quadril – Como fortalecer?

Músculos do quadril: Saiba como influenciam no nosso rendimento. Conheça as técnicas de Ativação Muscular (MAT) e saiba como fortalecer os músculos do quadril

Muito exigido, principalmente durante a prática de exercícios mais pesados com mudanças de direção, velocidade, terrenos com aclive e declive, os músculos do quadril tem a função de estabilizar os movimentos, deixando as passadas mais seguras.

Os músculos do quadril se dividem em diferentes partes e se relacionam diretamente com os músculos inferiores do corpo humano. Glúteo máximo, médio, mínimo, piramidal, gêmeo superior e inferior, obturatório interno e externo, são só alguns músculos que influenciam na capacidade muscular do quadril.

O desequilíbrio de qualquer um desses músculos pode causar lesões e comprometer o rendimento em exercícios e na rotina de qualquer pessoa. Por isso, é de extrema importância f ter certeza que esses músculos estão funcionando corretamento para que se mantenha uma estrutura corporal equilibrada, resultando em melhores rendimentos esportivos, maior qualidade de vida e menor risco de sofrer lesões.

Importância dos músculos do quadril na realização de exercícios e movimentação diária

· VELOCIDADE: Em conjunto com a musculatura posterior da coxa, os músculos do quadril auxiliam diretamente na propulsão dos movimentos, impulsionando o corpo para frente. Quanto maior a capacidade de propulsão, maior serão os resultados em relação à velocidade, quando falamos de corrida, por exemplo.

Deixar de fortalecer a região de maneira adequada irá certamente resultar em uma considerável perda de desempenho, seja atlética ou rotineiramente.

· ESTABILIDADE: Músculos tonificados e com boa flexibilidade também colaboram para a estabilização dos movimentos, tornando a aterrissagem das passadas mais eficiente e segura, seja correndo ou caminhando. Quando os músculos estão fragilizados, outras estruturas musculoesqueléticas passam a ser sobrecarregadas durante a movimentação.

· FLEXIBILIDADE: Sem estimular adequadamente, a musculatura dos quadris pode encurtar-se, interferindo na pisada e limitando a amplitude dos passos. Esse tipo de limitação pode levar a inflamações e lesões nos joelhos, tornozelos e na região lombar.

Como fortalecer os músculos do quadril de maneira natural para um melhor desempenho?

A melhor maneira para ter uma capacidade muscular dos quadris positiva é trabalhando os desequilíbrios que a região apresenta. Mas como fazer isso?
As técnicas de Ativação Muscular (MAT) oferecem um método simples e eficaz para fortalecimento e correção muscular, analisando de forma profissional quais os desequilíbrios musculares do seu corpo, planejando objetivamente um programa de treinamentos para recuperação e melhora de rendimento.

Os exercícios isométricos de baixa intensidade em união com palpações profissionais visam restaurar as áreas musculares desequilibradas, prevenindo lesões, fortalecendo e melhorando a flexibilidade para uma vida mais saudável e sem dores. As técnicas de Ativação Muscular (MAT) são perfeitas para quem quer melhorar o desempenho em treinos e atividades, mas também para quem está procurando um tratamento muscular eficaz, seja na idade que for.

Quer saber mais como fortalecer os músculos do quadril? Preencha o formulário de contato ao lado e marque uma consulta gratuita. Será um prazer planejar um programa de treinamentos eficaz para o seu caso!

Jogging injury.

Fortalecimento Muscular do Joelho

Fortalecimento muscular do joelho: qual a importância? Conheça as técnicas de Ativação Muscular (MAT) e inicie o fortalecimento muscular do joelho

Comum é o termo mais correto para classificar a quantidade de vezes que alguém reclama de dor nos joelhos. Isso acontece porque eles são uma das articulações mais importantes do nosso corpo, consequentemente os mais exigidos e sobrecarregados. Por isso a importância de fazer um fortalecimento muscular do joelho, seja você um atleta ou não!

Para quem trabalha em locais que o joelho é exigido regularmente, é muito importante atentar-se em fazer alguma atividade de fortalecimento muscular do joelho, uma vez que lá na frente os problemas podem ser inúmeros. Isso também vale para as mulheres, pois tendem a apresentar problemas relacionados aos hormônios e por os joelhos femininos serem naturalmente virados para dentro.

Quais os músculos que devo trabalhar no fortalecimento muscular do joelho?

Para fortalecer os joelhos, os músculos trabalhados devem ser os quadríceps, posteriores da coxa, adutores e abdutores. Também é válido fortalecer os músculos ao redor do joelho, uma vez que isso reduzirá a pressão que sentimos na região.

Musculação e a posição correta de exercícios para fortalecimento muscular do joelho!

Para quem faz musculação, é muito importante atentar-se as posições corretas na hora do treinamento, principalmente os agachamentos. Exercícios feitos de maneira incorreta acarretam inúmeros problemas na região.

Motivos para o aparecimento de problemas no joelho!

As principais causas do surgimento de dores nos joelhos são, em geral, por desequilíbrios musculares. Claro, a falta de flexibilidade, aumento de intensidade de treinos, impacto e doenças também são altos fatores. Porém, um trabalho bem feito de equilíbrio muscular pode frear consideravelmente esses possíveis incômodos.

As técnicas de Ativação Muscular (MAT) são especializadas em combater problemas de desequilíbrios musculares. A ideia é atingir objetivamente as causas do problema, traçando um planejamento gradual para fortalecimento e aumento de flexibilidade das áreas debilitadas.

Os exercícios isométricos de baixa intensidade ajudam na recuperação e fortalecimento das áreas atingidas, gradualmente ajudando no bom funcionamento do corpo e recuperação plena.

Quer saber mais como começar o fortalecimento muscular do joelho? Preencha agora mesmo o formulário de contato ao lado e marque uma primeira consulta gratuita. Será um prazer planejar um tratamento eficaz para as suas necessidades!

Personal trainer helping a young man doing squats with a heavy barbell

Fortalecer os Músculos das Pernas

Fortalecer os músculos das pernas: Veja os exercícios mais comuns. Conheça as técnicas de Ativação Muscular (MAT) e comece a fortalecer os músculos das pernas

Você sabia que fortalecer os músculos das pernas é muito importante para a saúde? Sim, os músculos das pernas são fundamentais para a funcionalidade do organismo, pois, além de melhorar a musculatura, resistência e condicionamento aeróbico, também protege os ossos e articulações, melhorando o metabolismo.

Para fortalecer os músculos das pernas e obter todos os benefícios é preciso se exercitar. Nesse artigo vamos elencar quais as principais atividades utilizadas para fortalecer as pernas e como é possível utilizar 100% da sua capacidade muscular com um método inovador no mercado: as técnicas de Ativação Muscular (MAT).

Atividades populares para fortalecer os músculos das pernas!

Uma das opções mais populares para gerar ganho de massa magra é a musculação, pois é uma atividade comprovadamente eficaz no ganho de massa óssea, oferecendo menos riscos de lesões do que outros esportes. Porém, é de suma importância que seja feita com o acompanhamento de um profissional.

Outro método bastante popular são os equipamentos disponíveis em diversos parques. A maioria dos aparelhos são voltados para o trabalho dos músculos do corpo, apropriados para quem está apenas começando e também para quem já está com a idade mais avançada.

O pilates também ganha cada vez mais espaço no mercado, pois tem como principal objetivo a definição da musculatura. Os exercícios de pilates trabalham fortemente com a resistência, utilizando movimentos diferentes de outras modalidades, consequentemente oferecendo resultados diferentes.

Além desses exercícios mais populares, também existem outras atividades que ajudam a tonificar os músculos das pernas, como aulas de abdominal, artes marciais, ginástica, surfe, treinamentos funcionais e outros.

Como conseguir utilizar 100% da minha capacidade muscular nos exercícios?

O grande tabu para algumas pessoas é entender porque não conseguem alcançar um rendimento favorável nas atividades físicas que praticam. Isso ocorre, geralmente, quando a musculatura e articulações apresentam um grau de fadiga regular. Não impedem a realização da atividade, porém não deixam que o corpo atinja o máximo de rendimento.

As técnicas de Ativação Muscular (MAT) chegaram ao mercado para combater esses desequilíbrios musculares, oferecendo tratamentos objetivos para um rendimento melhor, seja você um esportista ou não. Os exercícios de baixa intensidade em conjunto com palpações tem o intuito de oferecer aos músculos a capacidade de recuperação e rendimento máximos.

Quer saber mais sobre como fortalecer os músculos das pernas com o auxilio das técnicas de Ativação Muscular (MAT)? Preencha agora o formulário de contato ao lado e marque uma consulta gratuita. Será um prazer trabalhar o melhor planejamento para você!

Keep ups, group of people exercising outdoors

Exercícios para Fortalecer o Joelho

Veja alguns exercícios para fortalecer o joelho simples de fazer. Saiba como os exercícios para fortalecer o joelho são imprescindíveis para a vida

O fortalecimento muscular do joelho não é brincadeira. Por ser uma das articulações mais importantes do nosso corpo, o joelho normalmente é muito exigido e geralmente sobrecarregado, seja durante alguma atividade corriqueira do dia-a-dia ou na realização de exercícios físicos. Nessa artigo vamos ver alguns exercícios para fortalecer o joelho e como fazê-los.

Para iniciar os exercícios para fortalecer o joelho é preciso entender que o ideal é aliar força e flexibilidade, muito mais do que apenas fortalecer. Os músculos trabalhados nesse fortalecimento são os posteriores de coxa, adutores, abdutores e quadríceps.

Nesse artigo vamos falar das técnicas de Ativação Muscular (MAT) como opção eficaz no fortalecimento de diversas regiões musculares e alguns exercícios simples que podem ajudar nessa difícil tarefa. Vamos lá?

Exercícios para fortalecimento muscular do joelho!

Flexão de joelho: Em pé, com as mãos apoiadas na parede e uma bola própria para exercícios (para estabilizar o movimento) na altura das coxas, flexione um joelho de cada vez por cima da bola. Faça de 6 a 15 repetições;
Flexão de quadril: Deitado em um colchonete, apoie os antebraços no chão. Flexione uma perna e estenda a outra no chão. Eleve a perna estendida até a altura do joelho da perna que está flexionada. Fazer de 5 a 15 repetições em cada joelho;
Extensão de joelho: Escolha caneleiras com o peso mais adequado que possa dificultar o exercício sem provocar dor. Sente-se em uma cadeira e eleve um joelho de cada vez à frente na mesma altura do joelho que vai permanecer flexionado. Faça de 6 a 16 repetições;

Técnicas de ativação muscular (MAT) no tratamento e fortalecimento muscular do joelho!

As técnicas de Ativação Muscular (MAT) também são boas opções para quem procura por soluções de tratamento, fortalecimento e melhor rendimento físico e muscular. Em principio, são feitos testes para averiguar quais as causas que provocam desequilíbrios musculares no corpo do cliente, traçando um planejamento objetivo para um tratamento ideal.

Os exercícios de baixa intensidade e palpações, unidos com outras medidas especificas para cada caso, trará ao cliente um fortalecimento gradual da musculatura, melhorando as articulações, consequentemente a flexibilidade e ajudando na retomada de qualidade de vida e aproveitamento dos joelhos.

Quer saber mais sobre exercícios para fortalecer o joelho? Preencha agora o formulário de contato ao lado e marque uma consulta gratuita.

sport shoes

Exercícios para as Pernas – Dica útil

Exercícios para as pernas: Veja 3 exercícios auxiliares. Conheça as técnicas de Ativação Muscular (MAT) e diferentes exercícios para as pernas

Nesse artigo vamos relatar três exercícios para as pernas simples que ajudam a fortalecer os músculos, principalmente se aliados às técnicas de Ativação Muscular (MAT), que auxiliam no aproveitamento total dos músculos e articulações através de exercícios de baixa intensidade e palpações.

Os exercícios para as pernas são indicados para todas as pessoas que possuam os músculos das pernas enfraquecidos e por isso sentem dificuldades em caminhar, pouco equilíbrio e força. Esses exercícios podem ser realizados em casa, mas sempre com aval de algum profissional da Ativação Muscular Brasil.

Exercícios para fortalecer os músculos das pernas:

Exercício 1: Deite-se de lado, dobrando uma das pernas. Eleve a perna esticada até a altura do outro joelho. Fazer 15 repetições, descansar 30 segundos e depois fazer mais 15 vezes;
Exercício 2: Deite de barriga para cima. Dobre uma das pernas e eleve a outra perna , esticada, até a altura do outro joelho. Fazer 15 repetições, descansar 30 segundos e depois fazer mais 15 vezes;
Exercício 3: Deite de lado, mantenha as duas pernas esticadas e eleve a perna de cima até a altura do quadril. Fazer 15 repetições, descansar 30 segundos e depois fazer mais 15 vezes.

Os exercícios devem ser feitos sempre de forma gradual, sem peso e com poucas repetições. A união com as técnicas de Ativação Muscular (MAT) podem melhorar ainda mais o aproveitamento da musculatura das pernas.

O que são as técnicas de Ativação Muscular (MAT) e como podem ajudar a fortalecer os músculos das pernas?

As técnicas de Ativação Muscular (MAT) é um método profissional e eficaz de encontrar desequilíbrios musculares no corpo humano. Para quem sofre com os músculos das pernas, por exemplo, as técnicas de Ativação Muscular (MAT) irão planejar uma serie de atividades objetivas para fortalecer a musculatura das pernas, melhorar flexibilidade e consequentemente qualidade de vida.

Os exercícios são de baixa intensidade e proporcionam ao cliente uma evolução gradual do seu estágio de debilidade. Isso faz com que seja possível encaixar o tratamento a qualquer hora do dia, modificando o pensamento sobre o seu próprio corpo, como protege-lo e fortalece-lo de forma eficiente.

Quer saber mais? Preencha o formulário de contato ao lado e marque uma consulta gratuita agora mesmo. Aprenda a utilizar os exercícios para as pernas corretos para fortalecer seu corpo.

frau dehnt die wade beim joggen

Alongamentos para o joelho – Como fortalecer

Alongamentos para o joelho: Veja algumas dicas para fortalecer a região. Conheça as técnicas de Ativação Muscular (MAT) e como fortalecer os seus joelhos

Não há duvidas que a articulação dos joelhos é uma das mais exigidas durante a maioria das atividades físicas. Por isso, é sempre importante conhecer alongamentos para o joelho que ofereçam um fortalecimento adequado, evitando lesões e sobrecargas.

Pensando nessa demanda, separamos alguns alongamentos para o joelho especiais para fazer de duas a três vezes por semana, mantendo os seus joelhos fortes e saudáveis. Além disso, vamos falar sobre as técnicas de Ativação Muscular (MAT) no fortalecimento do corpo e como podem também auxiliar na busca por um joelho saudável. E, claro, sempre realizar os alongamento de maneira ativa, chegando até onde nossa articulação permite, sem forçá-las.

Dicas de alongamentos para o joelho que podem ser feitos em qualquer lugar!

1. De pé, estenda uma das pernas esticada e apoie na parede mantendo a coluna e pernas retas. Alongue esticando as pontas dos dedos da mão até a ponta do pé encostado na parede. Troque os lados.

2. De pé, mantenha uma perna flexionada à frente e outra esticada atrás. Apoie os braços em alguma superfície solida. Mantenha os pés paralelos flexionando a perna da frente e esticando a de trás. Troque os lados.

3. Sentado, afaste as pernas o máximo que conseguir mantendo a coluna reta. Leve o tronco até à frente, relaxando as pernas. Segure cada posição por 30 segundos.

Técnicas de fortalecimento muscular para melhorar a condição dos joelhos!

É importante ressaltar que joelhos saudáveis são sinônimos de músculos equilibrados. Quando pernas e costas são desequilibrados a consequência é sobrecarga nos joelhos, causando lesões e rupturas, fragilizando a área e limitando a condição do individuo.

As técnicas de Ativação Muscular (MAT) analisam quais as debilidades musculares do cliente através de testes profissionais, planejando um programa de fortalecimento com exercícios isométricos de baixa intensidade e palpações, fornecendo o suporte necessário para uma recuperação e fortalecimento muscular eficaz, aumentando a flexibilidade do corpo, consequentemente a capacidade dos músculos que sobrecarregam os joelhos.

Quer saber mais sobre alongamentos para o joelho e tratamentos eficazes para as articulações e músculos? Preencha agora o formulário de contato ao lado e marque uma consulta gratuita. Será um prazer elaborar um programa de treinamento eficiente para o seu caso!

young fitness woman runner stretching legs before run

Alongamentos para Corrida – Como proceder

Alongamentos para corrida: Conheça métodos e como aplicar na sua rotina. Veja como os alongamentos para corrida podem ajudar no rendimento esportivo

Muita gente não dá conta, mas os 30 minutos que antecedem qualquer atividade física constituem um dos momentos mais importantes. Durante esse período é muito importante se alongar, e é em um ponto específico que vamos falar nesse artigo: os alongamentos para corrida.

Os alongamentos para corrida são muito mais do que tocar a ponta dos pés algumas vezes antes de começar a correr… Alongar significa sentir o próprio corpo e começar a preparação para a atividade, tanto física como psicologicamente.

Um músculo alongado inadequadamente torna-se muito mais suscetível a rupturas e estiramentos quando submetido a forças repentinas. Ao contrário, um músculo bem alongado permite ao individuo movimentos mais completos, menos riscos de lesões e melhor desempenho.

Agora, qual é o melhor tipo de alongamento para conseguir esse equilíbrio muscular? Sem dúvidas, o alongamento ativo. O fato de ser ativo, assegura que os limites da articulação serão respeitados, garantindo melhores resultados.

Alongamentos para corrida: como devo encaixar o alongamento na rotina de treinos?

O método mais comum de realizar alongamentos de corrida é dividi-lo em curto aquecimento, alongamento inicial. Assim como um desaquecimento ao final da atividade, seguido de um alongamento final.

Em um treino de uma hora, por exemplo, o alongamento deve ser dividido em:
· Aquecimento: 5%
· Alongamento: 15%
· Treino: 60%
· Desaquecimento: 5%
· Alongamento: 15%

A ideia é começar a rotina de alongamentos com um leve trote de cinco a dez minutos de duração, segue-se então a fase de desenvolvimento, com movimentos mais intensos que devem durar entre 20 e 30 segundos. Nessa etapa é indicado respirar de maneira controlada e lenta. Ao final, desacelerar gradualmente, realizando o alongamento final quando estiver mais frio.

Atinja o máximo de rendimento nas suas corridas!

Os alongamentos para corrida são essenciais para evitar lesões, mas você sabe como utilizar 100% da sua musculatura? Pois bem, as técnicas de Ativação Muscular (MAT) trazem um método inovador para melhorar o rendimento esportivo, tratar lesões e aumentar a qualidade de vida.

O intuito é identificar quais são os desequilíbrios musculares do cliente, traçando um planejamento eficaz para fortalecimento dos músculos, aumento da flexibilidade e um rendimento melhor.

Os exercícios isométricos de baixa intensidade unidos às palpações fornecem ao cliente a capacidade de exigir mais do seu físico gradualmente. Quer saber mais sobre alongamentos para corrida e como conseguir o melhor rendimento? Preencha agora o formulário ao lado e marque uma consulta gratuita!

Young man stretching in the park

Alongamento Físico – Conheça os benefícios

Alongamento físico: Veja por que e como realizar. Conheça as técnicas de Ativação Muscular (MAT) e os benefícios de realizar um alongamento físico

O alongamento físico é voltado para o aumento da flexibilidade muscular, promovendo o estiramento das fibras musculares, fazendo com que aumentem o seu comprimento. O principal objetivo dos alongamentos é obter maior amplitude de movimentos possíveis de uma articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele determinado músculo.

Os alongamentos físicos são fundamentais para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e flexibilidade, prevenindo lesões e futuras complicações. Além disso, especialistas sempre indicam que um alongamento físico eficaz deve estar incorporado a um exercício físico.

Benefícios dos alongamentos físicos feitos regularmente!

Quanto aos efeitos positivos dos alongamentos pode-se dizer que:
Reduzem as tensões musculares;
Proporcionam maior consciência corporal;
Relaxam o corpo;
Previnem lesões;
Deixam os movimentos mais leves e soltos;
Ativam a circulação;
Preparam o corpo para atividades físicas.

Dicas especificas de como deve ser feito um alongamento físico!

A respiração é fundamental nos alongamentos, pois quando se respira fundo aumenta-se o relaxamento muscular. Além disso, deve-se respeitar os seus limites. Forçar um alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Vale lembrar, a flexibilidade é ganha aos poucos.

Um alongamento bem feito é iniciado leve, testando os músculos e parando quando a tensão muscular for sentida, segurando cada movimento entre 30 a 40 segundos e então voltando à posição de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves.

Quer saber mais sobre como atingir o máximo de rendimento do corpo, evitar dores e tratar incômodos?

As técnicas de Ativação Muscular (MAT) chegaram ao Brasil para corroborar com as medicinas voltadas ao tratamento e potencialização das questões musculares do corpo humano. As técnicas visam o fortalecimento e aumento de flexibilidade, tornando possível a melhora de lesões musculares até o aumento de rendimento em modalidades esportivas.

Quer conhecer mais sobre as técnicas de Ativação Muscular (MAT), diferentes alongamentos físicos e tratamentos para dores musculares? Preencha agora o formulário de contato ao lado e marque uma consulta gratuita. Venha ver como é possível retomar a qualidade de vida com métodos simples e eficazes.

Faszie

Rolfing – Escolha o tratamento certo

Rolfing: Do que se trata esse método de recuperação de dores e lesões? Conheça as técnicas de Ativação Muscular e como engloba os principais objetivos do Rolfing

Quem sofre com as consequências de uma má postura sabe como é difícil encontrar soluções em tratamentos por aí. Muito se discute sobre a utilidade do Rolfing, técnica de melhoramento no alinhamento do corpo, e os benefícios desse processo.

O Rolfing, em sua origem, tem como principal objetivo a correção da má postura. A ideia é o corpo gastar menos energia vital lutando contra a gravidade, melhorando por consequência a estabilidade de todos os membros do corpo.

No que se refere à diminuição de dores e equilíbrio do corpo, o Rolfing vem ganhando destaque no mercado. Mas quando o assunto diz respeito à prevenção, detecção e solução das áreas doloridas, as técnicas de Ativação Muscular (MAT) se mostram mais eficazes.

Qual deve ser minha escolha para tratamento e prevenção de dores, Rolfing ou Ativação Muscular?

Não há como diminuir a importância de uma ou outra técnica de recuperação dos tecidos conjuntivos do corpo. Porém, existem as especialidades que podem ser mais objetivas para o seu caso.

Para quem sofre com dores constantes, má postura e traumas, o Rolfing pode ser a melhor saída para aliviar as dores causados por estes sintomas. Os movimentos mecânicos feitos com as mãos, dedos e cotovelos liberam as tensões presentes nos segmentos corporais. Assim, provocando um maior alivio e bem-estar.

Se o caso englobe detectar o mal funcionamento muscular que provocam a limitação de movimentos do corpo, as técnicas de Ativação Muscular (MAT) proporcionam um rendimento de recuperação e fortalecimento eficaz. A ideia é reestabelecer as condições naturais do corpo, melhorando a flexibilidade e fortalecendo as áreas desequilibradas para obter resistência e preparação contra futuras lesões.

A Ativação Muscular Brasil é exclusividade em toda América do Sul. As técnicas, praticadas por palpações e exercícios de baixa intensidade, são métodos estudados e desenvolvidos nos EUA.

Quer saber mais sobre as diferenças de Rolfing e as técnicas de Ativação Muscular (MAT)? Preencha o formulário de contato ao lado e marque uma primeira consulta gratuita. Venha ver como é possível recuperar a qualidade de vida com técnicas simples e inovadoras.

alongamentos para coluna

Alongamentos para coluna – Vem ver

Alongamentos para coluna: conheça alguns movimentos para aliviar a tensão nas costas. Trate suas dores com técnicas especiais e alongamentos para coluna

Uma das maneiras mais produtivas de evitar e combater algumas dores nas costas são os alongamentos para coluna. Eles servem para aliviar a dor, aumentar a flexibilidade, melhorar circulação e reduzir o estresse nas articulações, melhorando a postura e promovendo o bem-estar.

Os alongamentos para coluna devem ser feitos gradualmente e de preferencia na companhia de um profissional, além de combinado com um tratamento eficaz como as técnicas de Ativação Muscular (MAT), exclusividade brasileira em toda América do Sul.

Os alongamentos podem ser divididos basicamente em: Passivos e ativos. A melhor opção para reajustar o sistema muscular, servindo também como um detector de possíveis limitações são os alongamentos ativos. Nesses casos, quando detectado os possíveis desequilíbrios musculares através dos alongamentos ativos, é indicado o tratamento com as técnicas de Ativação Muscular (MAT).

A ideia é unir o trabalho de alongamentos com uma série de exercícios de baixa intensidade e palpações profissionais para que seja combatido as origens das dores, fortalecendo a musculatura, resistência e aumentando flexibilidade para uma qualidade de vida saudável.

Exemplos de alongamentos para coluna que podem ser feitos em casa!

Alongamentos para coluna cervical são ótimos para aliviar as dores no pescoço, ombros e parte superior das costas:

Alongamento 1: Sentado com a coluna reta, virar a cabeça para um lado e para o outro, sempre tentando chegar ativamente (sem ajuda de terceiros ou das mãos), com cuidado para não virar também o tronco no movimento. Comparar sensações e mobilidade de um lado e do outro.

Alongamento 2: Sentado com a coluna reta, realizar movimentos da cabeça levando o queixo para cima e para baixo.

Alongamentos para coluna dorsal são ótimos para tratar dores no meio das costas. Vejamos:

Alongamento 1: Sentado na cadeira com a coluna reta e os braços cruzados no peito, rodar o tronco para um lado e para o outro, sempre mantendo pelve e pernas estatícos para realizar o movimento corretamente. Comparar mobilidade.

Alongamento 2: Sentado com a coluna reta, dobrar o corpo o máximo que puder. Tome cuidado para não levar o corpo para frente, só para baixo.

Alongamentos para coluna lombar são ótimos para aliviar as dores no fundo das costas, causadas principalmente por más posturas e carregamento excessivo de carga pesada:

Alongamento1: De barriga para baixo, levantar uma perna reta tentando só movimentar a perna e não a pelve. Realizar movimento nas duas pernas. Compare sensações e mobilidade.

Alongamento 2: Deita com a barriga para cima, dobrar as pernas e levar os joelhos em direção ao peito sem empurrar com os braços.

Trate de vez seus problemas na coluna com soluções simples e eficazes!

Quer acabar de vez com as dores nas costas e conhecer mais alongamentos ativos? Preencha agora o formulário de contato ao lado e marque uma consulta gratuita com a Ativação Muscular Brasil. Venha ver como temos o planejamento certo para você recuperar a qualidade de vida!