Dores nas Pernas: quais os tipos e tratamentos

ortopedia

Dores nas pernas: Entenda as diferentes causas desses incômodos frequentes. Conheça as técnicas de Ativação Muscular (MAT) e acabe de vez com as dores nas pernas

As dores nas pernas podem ter causas diversas, como varizes, excesso de esforço físico, neuropatia ou má circulação. Por isso, para identificar corretamente a causa tem que ser levado em consideração as características da dor, assim como se a dor afeta uma ou duas pernas.

Os diferentes tipos de dores nas pernas

Quando as dores nas pernas são causadas por problemas na circulação arterial, o que acontece é a falta de sangue rico em oxigênio e nutrientes para irrigar os tecidos. Normalmente, os sintomas nesses casos é a sensação de câimbra nas pernas, principalmente durante atividades físicas.

Essas dores costumam se agravar caso esteja correndo ou andando em terrenos inclinados, como subir uma rua. Nesses casos, as dores aparecem com mais rapidez e costumam só melhorar quando paramos.

No caso de dores por má circulação, recomenda-se não deixar as pernas em posições elevadas, pois o sangue que já chega ao final das pernas com dificuldade irá encontrar ainda mais percalços se a perna estiver inclinada para cima.
Quando as dores são problemas nas veias, a dificuldade é retornar o sangue de volta ao coração. Se a veia está comprometida devido a um histórico de trombose, varizes, obesidade, longos períodos em pé ou sentado, roupas apertadas, insuficiência cardíaca, doença pulmonar, fazem com que o retorno do sangue até o coração fique comprometido.

Com isso, a sensação de cansaço, peso, pernas inchadas, formigamento ou até dormência podem piorar ainda mais fazendo com que os movimentos sejam cada vez mais limitados.

Dores nas pernas com aspecto muscular

Mais conhecida como mialgia, as dores na perna musculares podem surgir após um esforço físico repentino, prática de atividades intensas ou até no uso de sapatos anatomicamente mal produzidos. Nestes casos, as dores surgem no fim do dia com um cansaço nas pernas, podendo levar ao desgaste rápido em novas atividades e dificuldade de recuperação, lesões nas pernas ou até problemas como câimbras, inchaços e incômodos.

Existe algum tratamento especifico para dores nas pernas?

Um método simples de fortalecimento muscular vem ganhando cada vez mais adeptos, são as técnicas americanas de Ativação Muscular (MAT), inéditas no Brasil . A ideia é, através de uma equipe profissional, analisar a amplitude de movimentos das articulações, procurando assimetrias ou diferenças na capacidade muscular, detectando fraquezas nos músculos por meio de testes musculares.

As técnicas melhoram o funcionamento dos músculos que não estão 100%, conforme detectado nos testes musculares, aplicando, por meio de palpações e exercícios isométricos de baixa intensidade, o fortalecimento necessário para reestabelecer as condições plenas de capacidade muscular.

Elimine as dores nas pernas com as técnicas de Ativação Muscular (MAT). Preencha agora o formulário de contato e marque uma consulta gratuitamente para entender melhor como é possível prevenir e fortalecer seus músculos com um tratamento simples e objetivo na Ativação Muscular Brasil.