Dor Lombar – Dicas para evitar

dor lombar

Dor Lombar: Conheça algumas técnicas para evitar e aliviar as dores. Entenda como funcionam as técnicas de Ativação Muscular e acabe de vez com a dor lombar

Cerca de 80% da população adulta mundial sofre com a famosa dor lombar. É a segunda maior razão de consultas médicas, atrás apenas da gripe. Os prejuízos de quem sofre com isso são muitos. Além de prejudicar as atividades comuns, a energia do corpo é limitada, causando desanimo e fadiga alta, até apresentando quadros de depressão em algumas pessoas.

Mas não se preocupe, já existe uma nova técnica americana inédita no Brasil para você evitar a dor lombar e agitar sua vida novamente: as técnicas de Ativação Muscular (MAT). Lembrando que as dores na lombar podem ter causas diversas, então é aconselhável que se as dores persistirem consultar um médico especializado o quanto antes.

Dicas para evitar a dor lombar e retornar as atividades físicas normais do seu dia-a-dia

Aquecimento – Faça não só antes dos exercícios físicos, mas sempre que puder. Qualquer atividade domestica já pode ser motivo para sobrecarregar as costas, por isso é comum as dores lombares terem origem em atividades simples como carregar objetos pesados ou ficar em posições ruins durante um longo período.

Mobilidade articular da coluna lombar: Faça uma vez por dia, no mínimo, a reprodução dos principais movimentos da coluna, sempre de uma maneira ativa e nunca forçando passivamente. Esse exercício irá ajudar o reajusto do sistema muscular podendo aliviar as dores e melhorar a postura gradativamente.

Esteja preparado para compensar os efeitos da gravidade – A maioria das pessoas passa o dia andando, sentado ou de pé. É importante saber que a gravidade causa sobrecarga aos músculos, discos intervertebrais e ligamentos. Por isso, sempre que possível se esticar, até deitar por alguns minutos com o corpo reto em uma posição que relaxe a região lombar.

Pratique exercícios – É clichê mas é verdade! Os exercícios físicos são os grandes aliados de um corpo saudável e uma lombar fortalecida. O Pilates, por exemplo, é um método interessante para quem procura por um maior equilíbrio na região do abdômen, além de trabalhar aspectos de harmonia entre mente e corpo.

Vale ressaltar, respeite os seus limites sempre! O excesso ou execução errada de exercícios pode refletir no agravamento de dores e lesões.

Dor lombar: Entenda como as técnicas de Ativação Muscular podem resolver esse frequente incomodo

O primeiro passo para aliviar as dores lombares é identificar os desequilíbrios que fazem com que seu corpo sinta essas dores. A maioria das dores lombares são oriundas de um mal funcionamento ou de desequilíbrios musculares. O tratamento objetivo com profissionais adequados podem trazer soluções para aliviar as dores, mas não no combate ao problema principal. Com as técnicas de Ativação Muscular (MAT), você pode identificar as suas debilidades musculares e utilizar métodos profissionais para fortalecer e corrigi-las.

A ideia é identificar quais são os desequilíbrios musculares do cliente e, através de testes musculares, detectar especificamente quais músculos não estão funcionando corretamente para depois ativá-los com palpações e exercícios isométricos de baixa intensidade para fortalecer e melhorar a amplitude de movimentos do seu corpo, ajudando no restabelecimento da funcionalidade dos músculos limitados, agindo diretamente nas origens do problema.

Preencha agora o seu formulário de contato da Ativação Muscular Brasil e marque uma consulta gratuita com o único especialista da área na América do Sul. Entenda como é possível aprimorar a capacidade do seu corpo, eliminando a dor na lombar e outros incômodos recorrentes de quem tem fragilidades musculares.