Coluna Cervical: Tratamentos não cirúrgicos

Rckenschmerzen - Rcken mit dem Rntgenbild der Wirbelsule

Coluna cervical: Conheça alguns tratamentos não cirúrgicos. Saiba como tratar problemas na coluna cervical com as técnicas de Ativação Muscular (MAT)

Toda e qualquer decisão relacionada ao tratamento da coluna cervical deve ser tomada com cautela. É muito comum encontrarmos pessoas que sofrem ou já sofreram com essas dores, em menor ou maior intensidade. O problema que exige cautela é quanto ao tratamento, pois a dor cervical pode estar relacionada a outras doenças degenerativas da coluna.

A coluna cervical tem uma grande flexibilidade, oferecendo à cabeça humana a capacidade de mobilidade. A movimentação é possível, sobretudo, em decorrência do trabalho das articulações da coluna, que também auxiliam na proteção ao conteúdo interno – a medula espinhal. Ainda nesse espaço encontra-se o disco intervertebral, localizado entre as vértebras. Com o passar dos anos, esses disco pode sofrer graus variáveis de degeneração, ficando fino ou até mesmo deslocando-se do local natural. O resultado dessas modificações pode ser a causa da dor na coluna cervical.

Tratamento indicados para doenças da coluna cervical!

Existem muitas situações em que o tratamento clinico para dores na coluna cervical são preferencialmente cirúrgicas. Porém, nesse artigo vamos falar sobre as terapias não cirúrgicas e como podem ajudar na solução do problema.

Esteroides não inflamatórios: Ibuprofeno e Napnosyn são alguns anti-inflamatórios não esteroides muito utilizados. Eles costumam reduzir a inflamação promovendo alivio da dor na coluna cervical. O único efeito indesejável mais frequente desses anti-inflamatórios é a irritação da mucosa gástrica;
Injeções Epidurais: É injetada em torno do canal espinhal, acima da dura mater. São altamente efetivos no alivio das dores cervicais cuja origem possa ser inflamatória e em pequenas protusões discais. Por o efeito ser limitado, podem ser necessárias várias injeções em diferentes sessões;
Massagem e Fisioterapia: Utilizada frequentemente para aliviar tensões musculares, contraturas e dores inflamatórias. A utilização de gelo, ultrassom e exercícios são praticas comuns desses métodos.

Conheça as técnicas de Ativação Muscular (MAT) e trate seus problemas na coluna cervical!

As técnicas de Ativação Muscular (MAT) vêm ganhando cada vez mais terreno no tratamento para melhoria de doenças e problemas musculares. A abordagem é revolucionário nesse tipo de tratamento pois o objetivo não está no tratamento do sintoma, mas na detecção e correção da origem dos problemas. Embora seja uma das áreas em que mais sofremos, muitas vezes identificamos que os sintomas são decorrentes da perda do funcionamento ou contração correta dos músculos de outras articulações.

Pode parecer estranho, mas imagine que a coluna dorsal e lombar não estão em funcionamento correto, a possibilidade neste caso pode estar associada a compensação que a coluna cervical faz, trabalhando mais que o necessário resultando, em muitos casos, em dores ou lesões. Por isso, além de realizar exames gráficos da estrutura (ressonâncias, radiografias e outros), é muito importante realizar uma análise funcional da mobilidade articular para detecção da origem dos problemas.

Uma vez feito isso, através de testes musculares, conseguimos descobrir especificamente quais músculos do seu corpo pararam de funcionar corretamente para, posteriormente, ativá-lo com palpações e exercícios isométricos de baixa intensidade.

Para quem sofre com dores na coluna cervical, as técnicas de Ativação Muscular (MAT) são objetivamente eficientes, pois tratam diretamente as causas, elaborando exercícios de baixa intensidade e palpações para que, além da recuperação, o cliente possa estar preparado para prevenir novas dores.

Quer saber mais como tratar as dores na coluna cervical? Preencha o formulário ao lado e marque uma consulta gratuita agora mesmo. Conheça mais sobre as técnicas de Ativação Muscular (MAT) e saiba como ter um corpo resistente e preparado para problemas do dia-a-dia.