Alongamentos para Corrida – Como proceder

young fitness woman runner stretching legs before run

Alongamentos para corrida: Conheça métodos e como aplicar na sua rotina. Veja como os alongamentos para corrida podem ajudar no rendimento esportivo

Muita gente não dá conta, mas os 30 minutos que antecedem qualquer atividade física constituem um dos momentos mais importantes. Durante esse período é muito importante se alongar, e é em um ponto específico que vamos falar nesse artigo: os alongamentos para corrida.

Os alongamentos para corrida são muito mais do que tocar a ponta dos pés algumas vezes antes de começar a correr… Alongar significa sentir o próprio corpo e começar a preparação para a atividade, tanto física como psicologicamente.

Um músculo alongado inadequadamente torna-se muito mais suscetível a rupturas e estiramentos quando submetido a forças repentinas. Ao contrário, um músculo bem alongado permite ao individuo movimentos mais completos, menos riscos de lesões e melhor desempenho.

Agora, qual é o melhor tipo de alongamento para conseguir esse equilíbrio muscular? Sem dúvidas, o alongamento ativo. O fato de ser ativo, assegura que os limites da articulação serão respeitados, garantindo melhores resultados.

Alongamentos para corrida: como devo encaixar o alongamento na rotina de treinos?

O método mais comum de realizar alongamentos de corrida é dividi-lo em curto aquecimento, alongamento inicial. Assim como um desaquecimento ao final da atividade, seguido de um alongamento final.

Em um treino de uma hora, por exemplo, o alongamento deve ser dividido em:
· Aquecimento: 5%
· Alongamento: 15%
· Treino: 60%
· Desaquecimento: 5%
· Alongamento: 15%

A ideia é começar a rotina de alongamentos com um leve trote de cinco a dez minutos de duração, segue-se então a fase de desenvolvimento, com movimentos mais intensos que devem durar entre 20 e 30 segundos. Nessa etapa é indicado respirar de maneira controlada e lenta. Ao final, desacelerar gradualmente, realizando o alongamento final quando estiver mais frio.

Atinja o máximo de rendimento nas suas corridas!

Os alongamentos para corrida são essenciais para evitar lesões, mas você sabe como utilizar 100% da sua musculatura? Pois bem, as técnicas de Ativação Muscular (MAT) trazem um método inovador para melhorar o rendimento esportivo, tratar lesões e aumentar a qualidade de vida.

O intuito é identificar quais são os desequilíbrios musculares do cliente, traçando um planejamento eficaz para fortalecimento dos músculos, aumento da flexibilidade e um rendimento melhor.

Os exercícios isométricos de baixa intensidade unidos às palpações fornecem ao cliente a capacidade de exigir mais do seu físico gradualmente. Quer saber mais sobre alongamentos para corrida e como conseguir o melhor rendimento? Preencha agora o formulário ao lado e marque uma consulta gratuita!