Alongamento Físico – Conheça os benefícios

Young man stretching in the park

Alongamento físico: Veja por que e como realizar. Conheça as técnicas de Ativação Muscular (MAT) e os benefícios de realizar um alongamento físico

O alongamento físico é voltado para o aumento da flexibilidade muscular, promovendo o estiramento das fibras musculares, fazendo com que aumentem o seu comprimento. O principal objetivo dos alongamentos é obter maior amplitude de movimentos possíveis de uma articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele determinado músculo.

Os alongamentos físicos são fundamentais para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e flexibilidade, prevenindo lesões e futuras complicações. Além disso, especialistas sempre indicam que um alongamento físico eficaz deve estar incorporado a um exercício físico.

Benefícios dos alongamentos físicos feitos regularmente!

Quanto aos efeitos positivos dos alongamentos pode-se dizer que:
Reduzem as tensões musculares;
Proporcionam maior consciência corporal;
Relaxam o corpo;
Previnem lesões;
Deixam os movimentos mais leves e soltos;
Ativam a circulação;
Preparam o corpo para atividades físicas.

Dicas especificas de como deve ser feito um alongamento físico!

A respiração é fundamental nos alongamentos, pois quando se respira fundo aumenta-se o relaxamento muscular. Além disso, deve-se respeitar os seus limites. Forçar um alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Vale lembrar, a flexibilidade é ganha aos poucos.

Um alongamento bem feito é iniciado leve, testando os músculos e parando quando a tensão muscular for sentida, segurando cada movimento entre 30 a 40 segundos e então voltando à posição de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves.

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As técnicas de Ativação Muscular (MAT) chegaram ao Brasil para corroborar com as medicinas voltadas ao tratamento e potencialização das questões musculares do corpo humano. As técnicas visam o fortalecimento e aumento de flexibilidade, tornando possível a melhora de lesões musculares até o aumento de rendimento em modalidades esportivas.

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